Monday, June 25, 2007

DE GRUPO SHALOM

“ Não fostes vós que me escolheste; Fui EU que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto e fruto que permaneça, e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vô – lo concederá. É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.” JO 15; 16-17.

É segundo este mandamento que sabemos que foi Deus que nos quis juntar para formarmos mais um grupo shalom. É este mandamento que levamos sempre para cada uma das nossas “missões”, porque só assim nos sentimos úteis em nome Daquele que nos enviou.

E como é bom sentirmos que somos utéis! Sentirmos que Deus escolheu – nos para levar um pouco de paz, alegria, consolo, companhia, amor aos que muitas vezes são esquecidos.
Despender uma tarde para estar com crianças ou idosos de lares ou passar uma noite à procura de sem abrigos para os alimentar e animá – los, para nós é despender uma tarde ou uma noite para estar mais próximo de Deus.
Sempre que os vamos visitar recebe – nos de braços abertos e muitas vezes tomamos consciência que temos tanto a aprender com eles.

Numa das nossas visitas, passamos uma tarde a ouvir um idoso de um lar que, com uma enorme necessidade de ser ouvido, contava a sua vida. No final, com as lágrimas nos olhos, e retirando um terço do bolso disse: “Este é o meu único amigo”.
Não imaginam a alegria que é quando chegamos a um lar e as crianças vem a correr ter connosco e pedem – nos colos, nem precisamos de as chamar.

O que mais marcou o grupo até hoje foi o diálogo entre uma criança e um dos elementos do grupo.
“Como te chamas?” perguntou.
A criança respondeu: “Eu sou a Paula.”
“Sabes como me chamo?” Perguntou o elemento do grupo.
“Tu, tu és o pai!”
Esta foi uma resposta de uma menina de quatro anos.

Mal nos conhecemos, mas é como se fossemos pais e mães para eles. E custa tanto quando nos vamos embora e perguntam – nos: “Vocês já se vão embora! Mas vão voltar, não vão?” É Deus que nos está a perguntar: “Mas vão voltar, não vão?” É Deus que nos beija as mãos quando um sem abrigo depois de alimentado pede – nos as mãos para beijá – las.

São atitudes como estas que muitas vezes deixam – nos em silêncio a olhar uns para os outros sem saber o que fazer ou dizer. Talvez porque devia – mos ser nós a beijar – lhes as mãos.
Tentamos fazer aquilo que Cristo soube tão bem fazer, SERVIR O PROXIMO, tentando sempre senti – Lo presente aqui, ao nosso lado, ao teu lado.
Sempre que tu te reúnes em nome de Deus, para Deus, tens a certeza que ele está no meio de vós. É com esta certeza que nos reunimos 3 vezes por mês, ás vezes mais, para reviver shalom, para sentirmos que estamos ainda mais próximos de Deus.

Estamos certos que não vamos mudar o mundo, mas também sabemos que é com pequenos gestos como estes que podemos ajudar e apoiar na medida do possível aqueles que precisam.

O grupo: Carina Botelho, Carlos Silva, Francisco Fernandes, Hélder Pacheco, Humberta Pereira João Rufino, Lucelia Furtado, Pedro Câmara e Sandra Machado

0 Comments:

Post a Comment

<< Home